Aspectos reprodutivos de Molossus rufus (Chiroptera, Molossidae) em Cianorte, Paraná, Brasil

Autor: Marcelo Aparecido Marques
Orientador: Daniela Dib Gonçalves
Defendido em: 27/04/2012

Para os morcegos, fatores abióticos, como temperatura, latitude, fotoperíodo e pluviosidade são cruciais para a definição dos estágios de reprodução de cada espécie. Há quatro padrões reprodutivos mais comuns em morcegos neotropicais: monoestria sazonal, poliestria bimodal sazonal, poliestria acíclica e poliestria contínua. Sendo assim, estudos envolvendo aspectos ligados à reprodução dos quirópteros podem contribuir na compreensão acerca das estratégias desenvolvidas pelos mesmos para superar as condições do ambiente. Com isso, o trabalho teve como objetivo, investigar o padrão reprodutivo de Molossus rufus na região de Cianorte, Paraná. O trabalho foi realizado na área urbana e em propriedades rurais localizadas próximas do Parque Municipal Cinturão Verde no período de outubro de 2010 a setembro de 2011. Todas as capturas aconteceram nos forros de residências. As redes de neblina foram posicionadas nos locais de saída dos morcegos. Para a obtenção das informações sobre o estado reprodutivo, foi realizada a análise dos caracteres sexuais secundários. Um total de 165 animais da espécie M. rufus foram capturados com 63% representadas por fêmeas e 37% de machos. Entre as fêmeas, as prenhes, as lactantes e as inativas foram mais frequentes na estação seca. Com relação aos machos, o número de indivíduos inativos não superou o número de ativos em nenhum dos meses. Morcegos da espécie M. rufus apresentam poliestria, com maior número de animais aptos à reprodução nos meses correspondentes à estação seca, indicando que a pluviosidade aliada à temperatura tem influência direta sobre o padrão reprodutivo desses animais.

Reprodução, Morcegos urbanos, *Molossus rufus*

Reproductive Aspects of *Molossus rufus* (Chiroptera, Molossidae) in Cianorte, Paraná, Brazil

For bats, abiotic factors, temperature, latitude, photoperiod and rainfall are crucial for defining the stages of reproduction of each species. The four most common reproductive patterns in neotropical bats are: seasonally monoestrous, seasonal bimodal polyestrous and acyclic and continuous polyestrous. Thus, studies involving aspects related to the reproduction of bats may help understanding the strategies developed to overcome environmental conditions. Therefore, the study aimed to investigate the reproductive pattern of the Molossus rufus in the region of Cianorte, Paraná. The study was conducted in urban and rural properties located near the Cinturão Verde Municipal Park between October 2010 and September 2011. All captures occurred in the attics of residences. The mist nets were placed at points of exit of bats. To obtain information on the reproductive status of the bats, the analysis of the secondary sexual characteristics was performed. A total of 165 animals of the species M. rufus were captured, being 63% females and 37% males. Among females, pregnant, nursing mothers and inactive ones were more frequent in the dry season. Regarding males, the number of inactive individuals did not exceed the number of active ones in any of the months. Bats of the species M. rufus are polyestrous, with a large number of animals able to reproduce in the months of dry season, indicating that rainfall combined with temperature has a direct influence on the reproductive patterns of these animals.

Reproduction, urban bats, *Molossus rufus*