Caracterização de Staphylococcus sp. Meticilina resistentes isolados de cães humanizados

Mestrado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos
Autor: Isabela Carvalho dos Santos
Orientador: Lisiane de Almeida Martins
Defendido em: 08/02/2018

Os animais domiciliados vêm sofrendo uma humanização nos últimos tempos. Cada vez torna-se mais comum a identificação destes como filhos, ou “eternas crianças”. Pesquisas focadas na microbiota do trato respiratório superior de cães saudáveis, mostraram um vasto número de bactérias, inclusive algumas ditas patogênicas, habitando a cavidade nasal de cães ainda filhotes e considerados saudáveis. Dentre estes micro-organismos, os Staphylococcus sp. têm uma maior importância em termos de patogenicidade, principalmente levando-se em conta que algumas espécies de estafilococos atuam como comensais em animais e humanos, habitando pele e mucosas saudáveis, além de serem oportunistas. Mesmo os cães não recebendo grandes doses de antibióticos, estes animais também podem carregar os Staphylococcus sp. resistentes a meticilina e transmití-los aos seus tutores, ou a outros cães. O objetivo do presente trabalho foi verificar o perfil de resistência aos antimicrobianos em amostras de Staphylococcus coagulase positiva e coagulase negativa isoladas da microbiota nasal de cães domiciliados, principalmente a meticilina. Foram coletados swabs nasais de 100 cães domiciliados e considerados humanizados da zona urbana na microrregião de Umuarama, Paraná. Seus tutores assinaram um termo de consentimento e responderam a um questionário contendo informações sobre seu comportamento em relação ao animal. Cada amostra foi semeada em meio de Baird Parker e incubada a 37 ºC por 48 horas para isolamento de Staphylococcus sp. Cada colônia foi submetida a análise das características macroscópicas, microscópicas e provas bioquímicas, permitindo fazer a classificação em Staphylococcus coagulase positiva e Staphylococcus coagulase negativa. Os testes de susceptibilidade aos antimicrobianos foram realizados e os antomicrobianos avaliados foram amoxicilina (10 μg), azitromicina (15 μg), cefoxitina (30 μg), enrofloxacina (5 μg), eritromicina (15 μg), gentamicina (10 μg), oxacilina (1 μg), reprentado as meticilinas, penicilina (10 U), sulfazotrim (25 μg) e vancomicina (30 μg). E realizado o cálculo do índice da multirresistência geral. Dentre os 100 isolados de Staphylococcus sp., obteve-se o total de 46 coagulase positiva, e 54 coagulase negativa, do quais, 30 e 11 amostras, respectivamente, foram identificados como oxacilina resistentes. Foram testados 10 antibióticos por amostra, somados, foram 337 resistências nas 100 amostras, ou seja, o índice de multirresistência dessas amostras foi igual a 0,337, sendo o limite 0,199. O índice de multirresistência das amostras foi altíssimo, e considerado um risco para o ambiente e para seus proprietários, provando que deve haver uma maior busca por conhecimento dos mecanismos de transmissão dos micro-organismos dado seu nível de relevância a saúde única.

dimorfismo. MRS. MRSA. Multirresistência.

Title

Characterization for Staphylococcus sp. methicillin resistant isolates from humanized dogs.

The domiciled animals have been suffering humanization in recent times. Each time it becomes more common the identification of these as children, or "eternal children". Research focused on the upper respiratory tract microbiota of healthy dogs showed a large number of bacteria, including some pathogenic bacteria, inhabiting the nasal cavity of still puppies and considered healthy. Among these microorganisms, Staphylococcus sp. have a greater importance in terms of pathogenicity, especially considering that some species of staphylococci act as diners in animals and humans, inhabiting healthy skin and mucous membranes, as well as being opportunistic. Even dogs not receiving large doses of antibiotics, these animals can also carry Staphylococcus sp. resistant to methicillin and transmit them to their tutors, or to other dogs. The objective of the present study was to verify the antimicrobial resistance profile in samples of coagulase positive and coagulase negative Staphylococcus isolated from the nasal microbiota of domiciled dogs, mainly methicillin. Nasal swabs were collected from 100 domiciled and considered humanized dogs from the urban zone in the Umuarama microregion of Paraná. Their tutors signed a consent form and answered a questionnaire containing information about their behavior towards the animal. Each sample was seeded in Baird Parker's medium and incubated at 37 ° C for 48 hours for isolation of Staphylococcus sp. Each colony was submitted to analysis of the macroscopic, microscopic and biochemical tests, allowing to make the classification in Staphylococcus coagulase positive and Staphylococcus coagulase negative. Antimicrobial susceptibility tests were performed and the antomicrobials evaluated were amoxicillin (10 μg), azithromycin (15 μg), cefoxitin (30 μg), enrofloxacin (5 μg), erythromycin (15 μg), gentamicin (10 μg), oxacillin (1 μg), methicillin repressed, penicillin (10 U), sulfazotrim (25 μg) and vancomycin (30 μg). The general multiresistance index was calculated. Among the 100 isolates of Staphylococcus sp., A total of 46 coagulase positive and 54 coagulase negative were obtained, of which 30 and 11 samples, respectively, were identified as resistant oxacillin. 10 antibiotics per sample were added, 337 resistance in the 100 samples, that is, the multiresistance index of these samples was equal to 0,337, being the limit 0.199. The multiresistance index of the samples was very high, and considered a risk for the environment and its owners, proving that there should be a greater search for knowledge of the transmission mechanisms of microorganisms given their level of relevance to single health.

dimorfism. MRS. MRSA. multiresistance.