A Desconsideração da Personalidade Juridica e o Novo Código de Processo Civil

Autor: Alexandre Orion Reginato
Orientador: Luiz Manoel Gomes Junior
Defendido em: 13/05/2016

A desconsideração da personalidade jurídica, instituto criado com o objetivo de resolver o “mau uso da pessoa jurídica”, ou seja, o sócio ou corporação que se esconde atrás do princípio da autonomia e da separação patrimonial para a prática de atos lesivos à sociedade e ao mercado. O trabalho faz uma análise da função social da empresa, bem como o que caracteriza o mau uso da sociedade empresarial, traz o nascimento da doutrina no ambiente internacional, demonstrando aspectos que nortearam a criação deste instituto, apresenta ainda uma abordagem histórica do desenvolvimento da desconsideração da personalidade jurídica, focada no seu berço, ou seja, na Europa. Brevemente é abordado como foi recepcionada a teoria da desconsideração, como é tal conceito em nosso país, bem como os doutrinadores que foram essenciais para formação e sistematização da doutrina no Brasil. Além disso, o trabalho aborda múltiplos e excelentes estudos teóricos sobre o tema jurídico que envolve a disregard doctrine. No entanto, poucos trabalhos apresentam um componente empírico. Sendo que o presente trabalho propôs a realizar análise empírica da teoria desconsideração da personalidade jurídica, a partir de julgados recentes. O presente estudo alinha-se a favor da jurimetria, sustentando que análises estatísticas são relevantes e desejáveis, na medida em que testam a utilidade prática do raciocínio. No aspecto processual, o trabalho analisa o direito material com a finalidade de dar utilidade ao processo, aplicando o caráter instrumental do processo. Neste viés, apresentamos o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, figura recente em nosso novo Código de Processo Civil, e também aprofundamos uma análise artigo a artigo expondo a posição da doutrinaria sobre este novo instituto.

Desconsideração da Personalidade Jurídica. Novo Código de Processo Civil, Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica.

El desconocimiento de la persona jurídica, instituto creado con el fin de resolver el "uso indebido de la persona jurídica", es decir, el socio o corporación que se esconde detrás del principio de la autonomía y la separación patrimonial para la práctica de los actos perjudiciales para la sociedad y la mercado. El trabajo es un análisis de la función social de la empresa, así como con el mal uso de la empresa de negocios, trae el nacimiento de la doctrina en el entorno internacional, mostrando aspectos que guiaron la creación de este instituto, trazar una aproximación histórica al desarrollo de la indiferencia de personalidad jurídica, se centró en su cuna o está en Europa. Está dirigido brevemente como fue acogido desconocimiento teoría, que es el concepto de desconocimiento de la personalidad en nuestro país, así como los estudiosos que jugaron un papel decisivo en la formación y sistematización de la doctrina en nuestro país. Por otra parte, el trabajo se ocupa de múltiples y excelentes estudios teóricos sobre el tema legal que implica la doctrina de la indiferencia. Sin embargo, pocos trabajos tienen un componente empírico. Dado que el presente estudio tuvo como objetivo realizar un análisis empírico de la teoría de la indiferencia de la personalidad jurídica de ensayo reciente. Este estudio está alineado a favor de Jurimetrics, argumentando que el análisis estadístico son relevantes y deseable en la medida en que ponen a prueba la utilidad práctica de razonamiento. El aspecto de procedimiento, el documento analiza el equipo adecuado con el fin de darle valor al proceso mediante la aplicación de la naturaleza instrumental del proceso, este sesgo presentar el incidente desconocimiento de la personalidad jurídica, la reciente figura en nuestro nuevo Código de Procedimiento Civil también se presenta un análisis un artículo a la exposición de la posición doctrinal de este nuevo instituto.

El desconocimiento de la personalidad jurídica. Nuevo Código de Procedimiento Civil, Incidente El desconocimiento de la personalidad jurídica.