Efeitos cardioprotetores de Baccharis trimera (Less.) DC. frente à múltiplos fatores de risco associados

Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica
Autor: Marília Moraes Queiroz Souza
Orientador: Francislaine Aparecida dos Reis Lívero
Defendido em: 08/02/2019

As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de mortalidade no mundo. Dentre os fatores que contribuem de forma expressiva para as DCV, destacam-se a dislipidemia, diabetes e o tabagismo, intimamente relacionados à maior prevalência destas enfermidades e suas complicações. Estes fatores de risco já são classicamente estudados quanto aos danos no sistema cardiovascular, entretanto, os estudos que associam estes três fatores de risco em um mesmo animal são inexistentes. Assim, esta pesquisa propôs um modelo de estudo de DCV inédito, associando dislipidemia, diabetes e tabagismo e investigou os efeitos protetores da Baccharis trimera, uma vez que esta espécie é empregada popularmente como agente cardio e hepatoprotetor. Para tanto, durante 4 semanas experimentais, após diabetização com estreptozotocina (60 mg/kg, i.p.), ratos Wistar receberam ração enriquecida com 0,5% de colesterol e foram expostos à fumaça de 9 cigarros por dia, 5 dias por semanas. Nas 2 últimas semanas, os animais foram tratados uma vez ao dia, por gavagem, com veículo, fração solúvel em etanol obtida de B. trimera (BT, 30, 100 e 300 mg/kg) ou com sinvastatina (2,5 mg/kg) e insulina (NPH, 6 UI, via s.c.). Amostras de sangue foram coletadas no final do tratamento e os níveis de colesterol e triglicerídeos foram avaliados. A pressão arterial (PA) sistólica, diastólica, média e frequência cardíaca (FC) foram medidas. A análise morfométrica da aorta abdominal, o exame histológico cardíaco e a reatividade vascular também foram investigadas. Observou-se aumento importante de colesterol e triglicerídeos, espessamento da parede da aorta abdominal e diminuição da FC, PA sistólica, diastólica e média. Ainda, houve comprometimento da reatividade dos vasos do mesentério. O tratamento com BT foi capaz de reverter todas essas alterações. Este modelo experimental de DCV é inédito e de extrema importância, por sua semelhança com pacientes reais e auxilia na compreensão fisiopatológica das DCV, além de poder ser utilizado por outros grupos de pesquisa para investigação de mecanismos fisiopatológicos e novos tratamentos para as DCV. Ainda, a B. trimera mostrou ter efeito cardioprotetor neste modelo experimental, sendo um importante agente terapêutico a ser melhor investigado para o tratamento das DCV associadas a múltiplos fatores de risco.

Carqueja. Diabetes mellitus. Dislipidemia. Fitoterapia. Ratos. Tabagismo.

Title

Cardioprotective effects of Baccharis trimera (Less.) DC. in associated multiple risk factors

Cardiovascular diseases (CVD) are the leading causes of mortality in the world. Among the factors that significantly contribute to CVD are dyslipidemia, diabetes and smoking, closely related to the higher prevalence of these diseases and their complications. These risk factors are already classically studied for damage to the cardiovascular system, however, studies that associate these three risk factors in the same animal are absent. Thus, this research proposed an unpublished study model of CVD, associating dyslipidemia, diabetes and smoking and investigated the protective effects of Baccharis trimera, since this species is popularly used as a cardio and hepatoprotective agent. For this purpose, during 4 experimental weeks, after diabetization with streptozotocin (60 mg / kg, i.p.),Wistar rats received food enriched with 0.5% cholesterol and were exposed to 9 cigarette smoke per day, 5 days per week. In the last 2 weeks, the animals were treated with vehicle, ethanol soluble fraction of B. trimera (BT, 30, 100 and 300 mg/kg) or with simvastatin (2.5 mg/kg) and insulin (NPH, 6 U, subcutaneously). Blood samples were collected at the end of treatment and cholesterol and triglyceride levels were assessed. The systolic, diastolic, mean arterial pressure and heart rate (HR) were measured. Morphometric analysis of the abdominal aorta, cardiac histological examination and vascular reactivity were also investigated. There was a significant increase in cholesterol and triglycerides, thickening of the abdominal aorta wall and a decrease in HR, systolic, diastolic and mean BP. Still, the reactivity of the vessels of the mesentery was impaired. BT treatment was able to reverse all these changes. This CVD experimental model is unprecedented and extremely important due to its similarity with real patients and helps in the pathophysiological understanding of CVD and can be used by other research groups to investigate pathophysiological mechanisms and new treatments for CVD. In addition, B. trimera showed cardioprotective effect in this experimental model, being an important therapeutic agent to be better investigated for the treatment of CVD associated to multiple risk factors.

Carqueja. Diabetes mellitus. Dyslipidemia. Herbal Medicine. Rats. Smoking.