Efeitos da suplementação mineral e vitamínica injetável na fertilidade de vacas leiteiras em protocolo de IATF.

Autor: Marcio Luiz Denck Tramontin
Orientador: Rosiara Rosaria Dias Maziero
Defendido em: 31/01/2020

Compostos com a adição de vitaminas A/E e Manganês, Cobre, Zinco e Selênio são indicados para prevenção e tratamento de quadros de carências de vitaminas e minerais, os quais auxiliam no combate ao estresse oxidativo e aos transtornos reprodutivos e produtivos dos bovinos. Sua utilização é recomendada para suprir as necessidades dos bovinos, em qualquer fase do processo de produção, em que se exige alto desempenho. Deste modo, discute-se que a produção de radicais livres está relacionada aos níveis de progesterona circulante e acarreta a agressão à membrana celular, com lise e formação de lipoperóxidos. Assim, o presente projeto teve como objetivo verificar a eficácia da suplementação mineral e vitamínica injetável (Kit Adaptador® MIN e Adaptador® VIT, Biogénesis Bagó, Curitiba, Paraná, Brasil), no início do protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), e sua possível melhora na fertilidade de vacas da raça Holandesa (n=100). O experimento foi conduzido em propriedades particulares na cidade de Missal, e na Universidade Paranaense, ambas localizadas no estado do Paraná. Os animais foram divididos em grupo controle (n= 50): sem tratamento e grupo tratado (n=50): em que foi administrado no início do protocolo de IATF, baseado no implante de progesterona com estrógeno como indutor de ovulação, o tratamento com o Kit Adaptador® MIN e Adaptador® VIT (1 mL / 100 Kg de peso vivo, IM). A taxa de prenhez (TP) foi avaliada no D30, por ultrassonografia transretal. Nos dias 0 e 17 foram colhidos 10 ml de sangue, por venopunção jugular em tubos de ensaio com EDTA, para determinação de SOD (superóxido dismutase) e progesterona plasmáticos. A análise estatística foi realizada com o Statistical Analysis System. Encontrou-se diferença no diâmetro do corpo lúteo (C= 2,14 ± 0,11 cm vs Trat= 2,64 ± 0,11 cm), com maior tamanho no grupo tratado (P< 0,05). Além disso, para determinação de SOD, quando se compara o mesmo grupo nos dias 0 e 17, verifica-se um aumento de 22 % na atividade da enzima no grupo controle e um aumento de 25,36 % no grupo tratado (P< 0,05). Desta forma, pode-se concluir que existe interferência do uso da suplementação mineral e vitamínica na funcionalidade do corpo lúteo de vacas Holandesas, assim como na atividade da enzima superóxido dismutase, fundamental para a neutralização dos radicais livres. Verificou-se melhora nos índices de prenhez aos 30 dias apesar de não apresentar diferença estatística.

Estresse oxidativo. Minerais. Vitaminas. Taxa de prenhez. Vacas Holandesas.

Effects of mineral and vitamin supplementation in the fertility of dairy cows in FTAI protocol.

Compounds with vitamins A / E and Manganese, Copper, Zinc and Selenium are indicated for the prevention and treatment of vitamin and mineral deficiencies, which help to combat oxidative stress and reproductive and productive disorders of cattle. Its use is recommended to supply cattle reserves at any stage of the production process where high performance is required as dairy cows. It is argued that free radical production is related to circulating progesterone levels and causes cell membrane aggression, with lysis and lipoperoxide formation. Thus, this project aimed to verify the efficiency of injectable mineral and vitamin supplementation (Kit Adapter® MIN and Adapter® VIT, Biogenesis Bagó, Curitiba, Paraná, Brazil) at the beginning of the fixed-time artificial insemination protocol (FTAI), in improving fertility of cows of the Holstein breed (n = 100). The experiment was carried out in private propertie in the city of Missal, Paraná and at the University Paranaense, located in Umuarama, Paraná. The animals were divided into a control group (n = 50): untreated and treated group (n = 50): where it was administered on the begin of the FTAI, the treatment with the Adapter Kit® MIN and VIT® adapter. The pregnancy rate (PT) was assessed at D30, by transrectal ultrasound. On days 0 and 17, 10 ml of blood was collected by jugular venipuncture into EDTA test tubes for determination of plasma SOD (superoxide dismutase) and progesterone. The analysis was performed using the Statistical Analysis System Software, using Shapiro-Wilk (Proc Univariate) to test the normality of the residues and the Chi-square test for homogeneity. The linear analysis of the variance model (Proc GLM) was used to evaluate the effect of treatment on ovarian size and diameter, uterine diameter, follicular diameter, corpus luteum diameter, body condition score, weight and plasma progesterone concentration. The means were adjusted by the least squares method and compared. For SOD analysis, data were previously analyzed for homogeneity of variance and distribution normality. Student's t-test was used, followed by Mann Whitney test as post-test. Values were presented as mean ± standard error of the mean. Statistical analysis and graphing will be performed using Graphpad Prism® version 5.0. Statistical significance was considered when P values were less than 0.05. We found a difference in the corpus luteum diameter (C = 2.14 ± 0.11 cm vs Trat = 2.64 ± 0.11 cm), with a larger size in the treated group (P <0.05). In addition, for SOD determination, when comparing the same group on days 0 and 17, we found a 22% increase in enzyme activity in the control group and a 25.36% increase in the treated group (P <0.05). Thus, we can conclude that there is interference of the use of mineral and vitamin supplementation in the functionality of the corpus luteum of Holstein cows, as well as in the activity of the superoxide dismutase enzyme, which is fundamental for neutralizing free radicals.

Holstein cows. Minerals. Oxidative stress. Pregnancy rate. Vitamins.