Frequência de ovos de parasitos zoonóticos em amostra fecais de cães em Umuarama-PR.

Mestrado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos
Autor: Luan Vinicius Tezzei Maia
Orientador: Ana Maria Quessada
Defendido em: 30/05/2023

A presença de fezes de cães é comum em locais públicos nas cidades brasileiras. A origem destes dejetos é de animais errantes ou de animais domiciliados cujos tutores não recolhem os excrementos dos seus cães durante o passeio. No entanto, estas fezes podem conter ovos de parasitos, inclusive de parasitos zoonóticos, que podem contaminar o solo e infectar as pessoas. Portanto, as zoonoses de origem parasitária são comuns no Brasil. As doenças parasitárias são mais prevalentes em pessoas com deficiências imunológicas como crianças, idosos e portadores de enfermidades crônicas. No presente trabalho foram recolhidas amostras fecais de cães na cidade de Umuarama (PR, Brasil) com o objetivo de detectar presença de ovos de parasitos zoonóticos. Tais amostras foram recolhidas no entorno de hospitais, escolas de ensino fundamental, asilos e em uma ONG de proteção animal situada no município. As amostras foram submetidas a testes laboratoriais, tendo sido realizados exames convencionais de fezes (técnica de Willis e técnica de Faust). Os dados obtidos foram analisados por frequência absoluta (n) e relativa (%). Do total de amostras (250), 76 foram positivas, demonstrando presença de ovos de parasitos zoonóticos (30,4%; 76/250). Foram identificados os seguintes ovos de parasitos de interesse zoonótico: Ascarídeos spp., Ancylostoma spp., Dipilidium sp., Trichuris spp., Giardia spp. e Toxocara spp. As amostras recolhidas na ONG apresentaram frequência de positividade maior do que as recolhidas das ruas, mas os ovos de parasitos encontrados nos animais do abrigo foram semelhantes aos observados nas amostras recolhidas das ruas. Concluiu-se que amostras fecais de cães da cidade de Umuarama apresentam ovos de parasitos zoonóticos em locais frequentados por pessoas imunocomprometidas, as quais podem apresentar zoonoses parasitárias. Além disso, cães errantes e domiciliados podem contaminar o ambiente, servindo de fonte de contaminação para pessoas e outros cães, impactando a saúde única no município.

Canino. Endoparasitos. Giardia spp. Saúde única. Zoonoses

Title

Frequency of zoonotic parasites eggs in fecal samples from dogs in Umuarama-pr.

The presence of dog feces is common in public places in Brazilian cities. The origin of these excrementa is from stray animals or domestic animals whose tutors do not collect the stools of their dogs during the walk. However, these feces may contain parasite eggs, including zoonotic parasites, contaminating the soil and infecting people. Thus, zoonoses of parasitic origin are common in Brazil. Such diseases are more prevalent in people with immunological deficiencies such as children, the elderly and people with chronic illnesses. In the present project, samples of feces from dogs were collected in the city of Umuarama (PR, Brazil) in order to detect the presence of eggs of zoonotic parasites. Such samples were collected around hospitals, elementary schools, nursing homes and at an animal protection NGO located in the city. The stool samples were submitted to laboratory tests, with conventional stool tests performed (Willis technique and Faust technique). The data obtained were analyzed by absolute (n) and relative (%) frequency. Of the total number of samples (250), 76 samples were positive (30,4% ;76/250). The following eggs of parasites of zoonotic interest were identified: Ascarids, Ancylostoma spp, Dipilidium sp, Trichuris spp, Giardia spp and Toxocara spp. The samples collected at the NGO showed a higher frequency of positivity than the feces collected from the streets, but the parasite eggs found in the shelter animals were similar to those observed in the samples collected from the streets. It was concluded that fecal samples from dogs in the city of Umuarama present eggs of zoonotic parasites in places frequented by immunocompromised people, which may present parasitic zoonoses. In addition, stray and stray dogs can contaminate the environment, serving as a source of contamination for people and other dogs, impacting the unique health in the municipality.

Canine. Endoparasites. Giardia spp. Unique health. Zoonoses.