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Pesquisa


Influência Extraprocessual dos Precedentes Judiciais na Administração Pública

Mestrado em Direito Processual e Cidadania
Autor: Flavio de Araújo
Orientador: Celso Hiroshi Iocohama
Defendido em: 30/03/2019

Resumo

O trabalho visa tratar dos precedentes judiciais, conforme exposto no artigo 927 do Código de Processo Civil e averiguar a seu grau de influência na Administração Pública, tanto na perspectiva persuasiva como na vinculante. O artigo 927 é um dos dispositivos que consagra a técnica jurídica dos precedentes obrigatórios, sinalizando para juízes e tribunais a necessidade de observância dos precedentes em nome de uma coerência, estabilidade e uniformidade das decisões judiciais. Todavia, para a aplicação do precedente judicial na Administração Pública, em uma seara extraprocessual, deve-se concretizar uma ponte, formatada pelo texto constitucional, que dê azo à utilização dos precedentes judiciais no cotidiano da Administração Pública, para que assim se atinja uma integração do Direito entre os poderes legislativo, executivo e judiciário. A Falta desta ponte formal acarretaria na ofensa quanto à separação dos poderes, princípio democrático e o da legalidade, tendo em vista que normas gerais e abstratas devem ser criadas no âmbito de função do poder legislativo, sendo que a função do poder judiciário é aplicar a norma frente a um caso concreto. Logo, ponto de tensão do trabalho remanesce em aferir a possibilidade ou impossibilidade de utilizar o precedente judicial como parâmetro para os atos administrativos, haja vista a Administração Pública possuir regime jurídico próprio. Entende-se que esta vinculação não poderia ocorrer pelas normas de Processo, pois as autonomias de patamar constitucional de cada ente federativo, sob este ângulo, propõe-se que esta inserção dos precedentes na Administração Pública ocorra via emenda constitucional, na busca da integração do Direito, sem que se ofendam os ditames constitucionais, visto que quando o constituinte pretendeu dar transcendência as decisões judiciais o fez via constitucional, pois não caberia ao legislador infraconstitucional tal prerrogativa. O precedente judicial pode ser um instrumento de grande importância quanto a integração do direto entre os poderes, mas para que este dialogo ocorra, resta necessário uma ponte construída a partir do texto constitucional e não com base nos dispositivos processuais, tendo em vista as limitações impostas aos poderes. Existindo instrumento apto a transportar a ratio decidendi de um precedente judicial para servir de parâmetro aos atos administrativos, o sistema acabara aperfeiçoando-se a medida em que produzira tanto no campo processual como em um espaço extraprocessual da Administração Pública, resposta isonômicas, de ambos poderes, o que acabaria por ofertar um ambiente de segurança jurídica. Por meio de uma revisão bibliográfica, a pesquisa demonstra que a Emenda Constitucional é instrumento adequado para dar transcendência aos precedentes judicia obrigatórios encartados no artigo 927 do Código de Processo Civil, ao ponto de serem utilizados como parâmetro para os atos administrativos, sem que para isso, corrompa-se os ditames constitucionais. Assim a Emenda Constitucional, seria mecanismo hábil para realização de uma integridade e uniformidade quanto a aplicação do Direito.

Palavras-chave

Precedentes Judiciais; Administração Pública; Constituição Federal.


Abstract

El trabajo trata de tratar de los precedentes judiciales, conforme expuesto en el artículo 927 del Código de Proceso Civil y averiguar a su grado de influencia en la Administración Pública, tanto en la perspectiva persuasiva como en la vinculante. El artículo 927 es uno de los dispositivos que consagra la técnica jurídica de los precedentes obligatorios, señalando para jueces y tribunales la necesidad de observancia de los precedentes en nombre de una coherencia, estabilidad y uniformidad de las decisiones judiciales. Sin embargo, para la aplicación del precedente judicial en la Administración Pública, en una mese extraprocesual, se debe concretar un puente, formateado por el texto constitucional, que dé lugar a la utilización de los precedentes judiciales en el cotidiano de la Administración Pública, para que así se alcance una integración del Derecho entre los poderes legislativo, ejecutivo y judicial. La falta de este puente formal acarrearía en la ofensa en cuanto a la separación de los poderes, principio democrático y el de la legalidad, teniendo en cuenta que las normas generales y abstractas deben crearse en el ámbito de función del poder legislativo, siendo que la función del poder judicial es aplicar la norma frente a un caso concreto. El punto de tensión del trabajo sigue en la medida de evaluar la posibilidad o imposibilidad de utilizar el precedente judicial como parámetro para los actos administrativos, ya que la Administración Pública posee un régimen jurídico propio. Se entiende que esta vinculación no podría ocurrir por las normas de Proceso, teniendo en vista las autonomías de nivel constitucional de cada ente federativo, bajo este ángulo, se propone que esta inserción de los precedentes en la Administración Pública ocurra a través de una enmienda constitucional, la integración del derecho, sin que se ofendan los dictámenes constitucionales, ya que, cuando el constituyente pretendió dar trascendencia las decisiones judiciales lo hizo vía constitucional, pues no cabría al legislador infraconstitucional tal prerrogativa. El precedente judicial puede ser un instrumento de gran importancia en cuanto a la integración del directo entre los poderes, pero para que este diálogo ocurra, queda necesario un puente construido a partir del texto constitucional y no con base en los dispositivos procesales, teniendo en vista las limitaciones impuestas a los poderes. En el caso de que se trate de un instrumento apto para transportar la ratio decidendi de un precedente judicial para servir de parámetro a los actos administrativos, el sistema acababa perfeccionándose la medida en que prudía tanto en el campo procesal como en un espacio extraprocesal de la Administración Pública, respuesta isonómica, de ambos poderes lo que acabaría por ofrecer un ambiente de seguridad jurídica. A través de una revisión bibliográfica, la investigación demuestra que la Enmienda Constitucional es un instrumento adecuado para dar trascendencia a los precedentes judíos obligatorios encartados en el artículo 927 del Código de Proceso Civil, hasta el punto de ser utilizados como parámetro para los actos administrativos, sin que para ello, se corrompen los dictámenes constitucionales. Así la Enmienda Constitucional, sería un mecanismo hábil para la realización de una integridad y uniformidad en cuanto a la aplicación del Derecho.

Keywords

Precedentes Judiciales; Administracion Publica; Constituicion Federal.

Créditos

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