Modulação comportamental de vacas nelore pelo emprego de decanoato de haloperidol, com protocolos posológicos calculados por meio de extrapolação alométrica interespecífica

Autor: Felippe Azzolini
Orientador: José Ricardo Pachaly
Defendido em: 27/06/2012

É crescente o emprego de bovinos de corte para treinamento profissional em universidades e outras instituições, especialmente na área de reprodução animal. A maior parte do rebanho brasileiro é composta por zebuínos, com predomínio da raça Nelore, e tais procedimentos são dificultados por seu comportamento mais agressivo e renitência ao manejo em determinadas condições. Os fármacos neurolépticos têm potencial para atuar como moduladores de comportamento, controlando comportamentos indesejáveis em alguns animais domésticos e selvagens submetidos a situações estressantes, mas não havia referência a seu uso em bovinos zebuínos. Neste estudo avaliou-se a ação psicoterapêutica do decanoato de haloperidol, administrado por via intramuscular em dose única, no manejo comportamental de vacas Nelore. Essas vacas foram empregadas no treinamento de estudantes de medicina veterinária, para palpação retal e outros procedimentos da área de fisiopatologia da reprodução, durante seis semanas. As doses foram calculadas por meio de extrapolação alométrica interespecífica, usando como modelo as doses mais altas indicadas para pessoas. O protocolo testado apresentou significativa eficiência na modulação comportamental das 24 vacas medicadas, em comparação aos 14 animais não medicados do grupo-controle. O tratamento facilitou o manejo e reduziu de forma substancial os comportamentos indesejáveis, como agressividade, tentativa de fuga e renitência aos procedimentos de contenção física e palpação retal. Assim, é possível indicar o emprego desse fármaco, nessas doses, como uma ferramenta farmacológica eficiente no manejo comportamental de vacas Nelore em situações de hospitalização e de emprego para treinamento profissional.

bovino, zebu, neurolepsia, neuroléptico, comportamento, haloperidol

Using bovine livestock in professional training activities is increasing, especially in the area of animal reproduction. Considering that the major part of the Brazilian bovine population is composed by Zebu cattle, with predominance of the Nelore breed, these procedures become a challenge, because of the animals’ high reactivity and aggressive behavior. Neuroleptic drugs are potentially useful for behavior modulation in some domestic and wild animals under stressful conditions, controlling undesirable behavior, but there were no reports concerning to Zebu cattle. This study evaluated the psychotherapeutic action of intramuscularly administered haloperidol decanoate in behavioral modulation of Nelore cows. These cows were employed during six weeks in training veterinary medicine students for rectal palpation and other activities related to reproductive physiopathology. Dosages were calculated by interspecific allometric scaling, using as model the highest doses indicated for human beings. The tested protocol presented significant efficiency in behavioral modulation of the medicated group of 24 Nelore cows, when compared to the non-medicated control-group of 14 animals. Treatment facilitated handling and significantly reduced undesirable behaviors such as aggression, escape attempt, and reluctance to physical restraint and rectal palpation. Thus, it is possible to indicate the use of this drug in these doses, as an effective pharmacological tool in behavioral management of cows in situations of hospitalization and employment training.

bovine, zebu, neurolepsy, neuroleptic, behavior, haloperidol