O cão domiciliado como sentinela para a infecção pelo Toxoplasma gondii em seres humanos

Autor: Duarte Alves de Araújo
Orientador: Aristeu Vieira da Silva
Defendido em: 11/03/2010

A toxoplasmose é uma protozoonose de distribuição mundial, que pode infectar uma grande variedade de espécies de animais entre quais se destacam o cão e o homem. O cão não participa diretamente no ciclo de transmissão do parasito, mas pode compartilhar com o ser humano as fontes de infecção. Neste contexto o presente estudo se propôs estudar a frequência de infecção e os fatores de risco associados à infecção pelo T. gondii em humanos e cães da comunidade de Porto Figueira, município de Alto Paraíso - PR. Para a realização do estudo foram coletadas amostras de sangue de 42 cães e 98 humanos durante a campanha de vacinação anti-rábica no ano de 2008 no município de Alto Paraíso - PR, as quais foram posteriormente encaminhadas para o laboratório de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública da Universidade Paranaense, Campus Sede, Umuarama- PR. No laboratório as amostras foram centrifugadas para separação do soro, e armazenadas a -20oC até a realização da detecção de anticorpos séricos contra T. gondii pelo método de aglutinação direta (MAD), utilizando como antígeno suspensão de taquizoítos da cepa RH de T. gondii fixados em formalina. Inicialmente as amostras, sejam de humanos como as dos cães, foram diluídas a 1:25. Adicionalmente, os participantes do estudo responderam a um questionário de levantamento de dados epidemiológicos. Os resultados foram de 23 amostras positivas, (54,8% IC95%: 39,8-68,8) dos cães e 83 amostras positivas (84,7% IC95%: 76,0-91,2) pesquisados com anticorpos contra T. gondii, sendo títulos maiores que 800 em 47,8% das amostras caninas e maiores que 1600 em 68% das amostras humanas. Observou-se que na comunidade de Porto Figueira há uma elevada prevalência de infecção pelo T. gondii, tanto em humanos como em cães, de forma semelhante ao encontrado em áreas rurais brasileiras. Conclui-se que a elevada prevalência de infecção pelo T. gondii, observada no presente estudo evidencia a necessidade da adoção de medidas profiláticas mais adequadas e eficazes contra a toxoplasmose em Porto Figueira e que o cão é um importante sentinela para a disseminação desta infecção em humanos.

Toxoplasma gondii; cão; humano; epidemiologia; fatores de risco.

HOME DOGS AS SENTINELS FOR Toxoplasma gondii INFECTION IN HUMAN BEINGS

Toxoplasmosis is a worldwide distributed zoonosis, and can infect a wide variety of animals species, with highlight for dog and man. Dogs don’t acts directly in parasite transmission cycle, but can share infection sources with man. In this context this study leads to study the frequency of infection and risk factors associated with T. gondii in humans and dogs from Porto Figueira community, Alto Paraíso County - PR. For this study were collected blood samples of 42 dogs and 98 humans during a rabies vaccination campaign in 2008, realized in Alto Paraíso County – PR. These samples were transported to Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública laboratory at Universidade Paranaense, Campus Sede, Umuarama- PR. In the lab samples were centrifuged for sera separation, and stored at -20oC until detection of serum antibodies to T. gondii by modified agglutination test (MAT), using formalin-fixed RH strain tachyzoites as antigen. First, samples, for humans as for dogs, were diluted at 1:25. People included in this study asked a questionnaire for epidemiological data report. Antibodies for T. gondii were found in 54.8% (95%CI: 39.8-68.8) of dogs and 84.7% (95%CI: 76.0-91.2) of human beings, with titers higher than 800 in 47.8% of dog samples and higher than 1600 in 68% of human samples. A high prevalence of T. gondii infection was observed in Porto Figueira community, in humans and dogs, just like some Brazilian rural areas. The high prevalence of T. gondii infection observed in this study points to the necessity of implementation of prophylactics measures more adequate and efficient against toxoplasmosis in Porto Figueira and established that the home dog is an important sentinel for the dissemination of this infection in humans.

Toxoplasma gondii; dog; human; epidemiology; risk factors.