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Pesquisa


O impacto da educação assistida por animais em crianças da primeiríssima infância no aspecto comportamental

Doutorado em Ciência Animal com Enfase em Produtos Bioativos
Autor: Taiza Fernanda Ramalhais
Orientador: Luciana Kazue Otutumi
Defendido em: 24/09/2021

Resumo

A Educação Assistida por Animais com crianças no contexto escolar é um método que utiliza os animais como mediadores de um processo terapêutico, como estratégia na promoção do cuidado com a vida. Esta relação homem-animal ocorre há milhões de anos, desde as antigas civilizações e, atualmente, estudos relatam os benefícios que essa interação pode proporcionar aos seres humanos e por isso a utilização de animais como mediadores de um processo terapêutico, é uma prática bastante utilizada nas últimas décadas. Sendo assim, os objetivos do presente trabalho foram avaliar os aspectos comportamentais e o impacto da Educação Assistida por Animais (EAA) em crianças no contexto escolar, investigando as categorias de habilidades sociais das crianças e comparando o repertório comportamental dos mesmos quando submetidos à Educação Assistida por Animais, após as sessões de EAA incluindo: (1) as alterações comportamentais nas etapas antes e após os encontros de EAA por meio da aplicação de um roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas no contexto escolar com os professores, no primeiro e no último dia das atividades; (2) os fatores comportamentais por meio dos registros do diário de campo. O uso dos instrumentos (roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas e registros por meio do diário de campo) foi realizado em diferentes atividades. As sessões da EAA foram conduzidas por meio de planejamento prévio com profissionais da educação e a equipe do projeto e as atividades foram realizadas numa escola municipal, tendo duração aproximada de 50 minutos cada sessão. Os quatro alunos com indicadores de fragilidades nas habilidades sociais (A, B, C e D) foram avaliados em etapas com e sem a presença de um peixe beta denominado co-terapeuta. Verificou-se que o método de EAA é passível de oferecer condições para se determinar os benefícios da relação humano e animal, relatados em estudos anteriores, e, no caso específico, com o desenvolvimento voltado para o contexto escolar na primeiríssima infância. Como conclusão, quando utilizado o peixe beta como co-terapeuta foram obtidos indicativos de melhora do rendimento escolar das crianças, das habilidades sociais e dos níveis de interação socioafetiva comprovados pelo resultado do roteiro de entrevista de habilidades sociais.

Palavras-chave

Escola. Fatores comportamentais. Habilidades sociais. Infância. Peixe beta


Title

Aspects and the impact of education assisted by animals on children

Abstract

Animal-Assisted Education with children in the school context is a method that uses animals as mediators of a therapeutic process, as a strategy to promote the care of life. This human-animal relationship has occurred for millions of years, since ancient civilizations and, currently, studies report the benefits that this interaction can provide to human beings and that is why the use of animals as mediators of a therapeutic process is a widely used practice. in the last decades. Thus, the objectives of this study were to evaluate the behavioral aspects and the impact of Animal Assisted Education (EAA) in children in the school context, investigating the categories of social skills of children and comparing their behavioral repertoire when submitted to Assisted Education by Animals, after the EAA sessions including: (1) behavioral changes in the steps before and after the EAA meetings through the application of an educational social skills interview script in the school context with teachers, in the first and last activities day; (2) behavioral factors through field diary records. The use of instruments (interview script of educational social skills and records through the field diary) was carried out in different activities. The EAA sessions were conducted through prior planning with education professionals and the project team and the activities were carried out in a municipal school, lasting approximately 50 minutes each session. The four students with indicators of weaknesses in social skills (A, B, C and D) were evaluated in stages with and without the presence of a beta fish named co-therapist. It was found that the EAA method is likely to offer conditions to determine the benefits of the human and animal relationship, reported in previous studies, and, in the specific case, with the development aimed at the school context in very early childhood. In conclusion, when beta fish was used as a co-therapist, indications of improvement in the children's school performance, social skills and levels of socio-affect.

Keywords

School. Behavioral factors. Social skills. Childhood. Beta fish

Créditos

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