Perfil de resistência antimicrobiana de Sapajus nigritus de vida livre

Doutorado em Ciência Animal com Enfase em Produtos Bioativos
Autor: Melissa Marchi Zaniolo
Orientador: Daniela Dib Gonçalves
Defendido em: 26/11/2020

Uma das principais espécies de animais que habitam áreas verdes urbanas é o Sapajus nigritus, conhecida popularmente como macaco prego, considerada a mais facilmente encontrada em fragmentos florestais do Estado do Paraná. O macaco-prego é um animal diurno, arborícola e onívoro, sendo que a espécie tem incluído em sua dieta itens alimentares exógenos, antropogênicos além de se alimentarem do lixo produzido pelos frequentadores dos parques. As populações de primatas são importantes elos na cadeia de transmissão de doenças infecciosas emergentes sendo considerados reservatórios de diferentes patógenos zoonóticos, entre eles bactérias resistentes. Devido a esta situação, objetivou-se identificar o perfil de resistência antimicrobiana de Gram negativos isolados das regiões oral e retal, e Gram positivas das regiões oral, retal, ocular, auricular e nasal de macacos-prego de vida livre. Foram capturados 15 Sapajus nigritus, submetidos à contenção farmacológica para a coleta das amostras. Ao se testar a sensibilidade antimicriana das bactérias Gram negativas que pertenciam á família Enterobacteriaceae, foi possível demonstrar que entre os antibióticos testados os menos eficazes foram amoxicilina (72,72%), seguido por ampicilina (57,57%), cefoxitina (45,45%), imipenem (42,42%), amoxicilina + clavulanato (23,33%) e aztreonam (23,33%), Os demais antibióticos apresentaram valores abaixo de 10% de resistência.Das amostras Gram-negativas a amoxicilina (72,72%) e a ampicilina (57,57%). A enrofloxacina e a gentamicina foram os únicos antibióticos que apresentaram valores inferiores a 10% de resistência. Os isolados Gram-negativos foram submetidos ao teste fenotípico para pesquisa de isolados produtores de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL). Já os isolados Gram-positivos resistentes à oxacilina foram submetidos à técnica de amplificação para pesquisa do gene mecA. Não houve amostras positivas para ESBL ou para o gene mecA. Como reservatório de bactérias multirresistentes e como estão em contato frequente com os humanos frequentadores do parque e moradores da região. São um risco em potencial a saúde única, principalmente devido relatos de mordedura, invasões de residências, e aos maus hábitos da população de lhes oferecer alimento podendo promover conflito como ataques. Vale ressaltar que esses animais não podem ser considerados os únicos reservatórios e transmissores de bactérias resistentes, pois podem ser contaminados por bactérias de origem humana. Tal estudo é relevante para iniciativas de Saúde Única, considerando a possibilidade de transmissão de bactérias resistentes e genes resistentes provenientes da interação direta ou indireta dos S. nigritus com o homem.

Enterobactérias. Gram-positivas. Macacos. Resistência Bacteriana

Microbioma and antimicrobial resistance in Sapajus nigritus free living.

One of the main animal species that inhabit urban green areas is the Sapajus nigritus, popularly known as the capuchin monkey, considered the most easily found in forest fragments in the State of Paraná. The capuchin monkey is a diurnal, arboreal and omnivorous animal, and the species has included exogenous, anthropogenic food items in its diet in addition to feeding on the garbage produced by park-goers. Primate populations are important links in the transmission chain of emerging infectious diseases and are considered reservoirs for different zoonotic pathogens, including resistant bacteria. Due to this situation, the objective was to identify the antimicrobial resistance profile of Gram negative isolated from the oral and rectal regions, and Gram positive from the oral, rectal, ocular, auricular and nasal regions of free-living capuchin monkeys. Fifteen Sapajus nigritus were captured, submitted to pharmacological containment for sample collection. When testing the antimicrobial sensitivity of Gram negative bacteria belonging to the Enterobacteriaceae family, it was possible to demonstrate that among the antibiotics tested the least effective were amoxicillin (72.72%), followed by ampicillin (57.57%), cefoxitin (45.45% ), imipenem (42.42%), amoxicillin + clavulanate (23.33%) and aztreonam (23.33%). The remaining antibiotics showed values below 10% resistance. From the Gram-negative samples to amoxicillin (72, 72%) and ampicillin (57.57%), with enrofloxacin and gentamicin being the only antibiotics that showed values below 10% resistance. Gram-negative isolates were submitted to phenotypic testing to search for extended spectrum beta-lactamase isolates (ESBL). Gram-positive isolates resistant to oxacillin were submitted to the amplification technique to search for the mecA gene. There were no positive samples for ESBL or for the mecA gene.There were no positive samples for ESBL or for the mecA gene. As a reservoir of multi-resistant bacteria and as they are in frequent contact with the humans who frequent the park and residents of the region. They are a potential risk to unique health, mainly due to reports of biting, home invasions, and the bad habits of the population of offering them food, which can promote conflict such as attacks It is worth mentioning that these animals cannot be considered the only reservoirs and transmitters of resistant bacteria, as they can be contaminated by bacteria of human origin. Such a study is relevant to Unique Health initiatives, considering the possibility of transmission of resistant bacteria and resistant genes from the direct or indirect interaction of S. nigritus with man.

Bacterial resistance. Enterobacteria. Gram-positive. Monkeys.