Perfil de resistência aos antimicrobianos de staphylococcus spp. Isolados de amostras de swab nasal de proprietários de cães

Autor: Paula Santina Banhe Cabral
Orientador: Luciana Kazue Otutumi
Defendido em: 11/12/2018

O contato muito próximo entre o homem e os cães, pode predispor tanto o homem quanto os cães a compartilharem bactérias resistentes ou multirresistentes aos antimicrobianos. Além disso, o uso indiscriminado de antimicrobianos na rotina veterinária e humana pode aumentar ainda mais esse potencial de aparecimento de bactérias resistentes. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o perfil de resistência fenotípica de Staphylococcus spp. isolados de amostras de swab nasal de proprietários de cães (alunos de um curso de Medicina Veterinária) e identificar as variáveis de risco associados ao desenvolvimento de resistência aos antimicrobianos. Foram colhidas 35 amostras de swab nasal. Após colheita, os swabs foram enviados ao Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Unipar, para isolamento de Staphylococcus spp. os quais foram posteriormente submetidos à técnica de disco difusão em ágar para avaliação da sensibilidade a 10 antimicrobianos e em seguida calculado o Índice de Resistência Múltipla aos Antimicrobianos (IRMA). Além disso, os proprietários responderam um questionário epidemiológico relacionado ao seu comportamento perante seu cão de estimação e hábitos de higiene. Em relação ao perfil de resistência, verificou-se 97,4% (34/35) dos isolados Staphylococcus spp. foram resistentes à penicilina e 100% foram sensíveis à vancomicina. Analisando o questionário dos proprietários relacionado ao uso de antimicrobianos nos últimos 12 meses, verificou-se que 18/34 (52,9%) fizeram uso de antimicrobianos, no entanto, dos 16 que informaram o antibiótico utilizado, 12 (75%) fizeram uso de um antibiótico da classe das penicilinas (amoxicilina), o que poderia ser uma das justificativas do alto perfil de resistência aos antimicrobianos dessa classe. O cálculo do IRMA demonstrou média de 0,311, caracterizando as amostras como de alto risco para o desenvolvimento de multiresistência. Conclui-se que os proprietários de cães apresentam alto perfil de resistência aos antimicrobianos da classe das penicilinas, no entanto, por apresentar valor de IRMA acima de 0,2 caracteriza os isolados de Staphylococcus spp. como tendo perfil de multirresistência, o que torna um problema de saúde única.

IRMA. Medicina Veterinária. Penicilina. Vancomicina.

Antimicrobial resistance profile of Staphylococcus spp. isolated from nasal swab samples from dog owners

Close contact between man and dogs may predispose both man and dogs to sharing resistant or multiresistant bacteria with antimicrobials. In addition, the indiscriminate use of antimicrobials in veterinary and human routine may further increase this potential for emergence of resistant bacteria. Thus, the objective of the present work was to evaluate the phenotypic resistance profile of Staphylococcus spp. isolated from samples of nasal swabs of dog owners (students of a Veterinary Medicine course) and to identify the risk variables associated with the development of antimicrobial resistance. Thirty-five samples of nasal swab were collected. After harvest, the swabs were sent to the Laboratory of Preventive Veterinary Medicine and Public Health of the Post-Graduate Program in Animal Science with Emphasis on Bioactive Products of Unipar, for isolation of Staphylococcus spp. which were subsequently subjected to the agar diffusion technique to evaluate the sensitivity to 10 antimicrobials and then calculated the Multiple Antimicrobial Resistance Index (IRMA). In addition, the owners answered an epidemiological questionnaire related to their behavior towards their pet dog and hygiene habits. Regarding the resistance profile, 97.4% (34/35) of the isolates Staphylococcus spp. were resistant to penicillin and 100% were sensitive to vancomycin. An analysis of the owners' questionnaire regarding antimicrobial use in the last 12 months showed that 18/34 (52.9%) used antimicrobials; however, of the 16 who reported on the antibiotic used, 12 (75%) did use of an antibiotic of the class of penicillins (amoxicillin), which could be one of the justifications for the high antimicrobial resistance profile of this class. The IRMA calculation showed an average of 0.311, characterizing the samples as high risk for the development of multiresistance. It is concluded that dog owners have a high resistance profile to the antimicrobial class of penicillins, however, since the IRMA value above 0.2 characterizes the isolates of Staphylococcus spp. as having a multiresistance profile, which makes it a unique health problem.

Penicillin. Vancomycin. Veterinary medicine.