Resistência antimicrobiana e produção de beta-lactamases de espectro estendido em membros da família enterobacteriaceae isolados de gatos domiciliados (Felis silvestris catus, Linnaeus, 1758)

Mestrado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos
Autor: Ana Claudia de Souza Andrade
Orientador: Daniela Dib Gonçalves
Defendido em: 26/02/2018

Atualmente a resistência bacteriana é considerada um dos maiores problemas de saúde pública mundial, onde infecções e surtos causados por bactérias multirresistentes são cada vez mais frequentes. Cepas produtoras de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) são resistentes às penicilinas, cefalosporinas e monobactâmicos, porém são sensíveis ao clavulanato e têm sido detectados em diferentes espécies de animais assintomáticos. O objetivo deste trabalho foi detectar enterobactérias produtoras de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) e avaliar o perfil de resistência bacteriana em isolados de gatos domiciliados (Felis silvestris catus) de uma cidade da região oeste do Estado do Paraná, Brasil. Foi colhido um swab do orifício anal e um da cavidade oral de 49 gatos domiciliados para posterior realizar o isolamento, e identificação bacteriana, ensaios fenotípicos de sensibilidade aos antimicrobianos e o teste fenotípico para a detecção de cepas produtoras de ESBL. Dos 98 swabs coletados, foi possível realizar o isolamento bacteriano em 68 amostras, sendo 40,81% isolados da cavidade retal e 28,57% isolados da cavidade oral. Da cavidade retal e oral, 77,50% e 71,42% dos isolados foram identificados como Escherichia coli respectivamente, sendo em 2,94 % considerada cepas produtoras de ESBL. Em relação à resistência bacteriana, os antibióticos que apresentaram maior resistência na cavidade retal foram ampicilina, amoxacilina, ácido nalidixico, sulfazotrim, tetraciclina e aztreonam. Já na cavidade oral foram ampicilina, amoxacilina, cefoxitina, amoxicilina + clavulanato, aztreonam, ceftriaxona e ácido nalidíxo e o índice de resistência bacteriana demonstrou que 39,70% são consideradas de alto risco. Os resultados deste trabalho demostram a presença de cepas da família Enterobacteriaceae associado à elevada da resistência bacteriana com amostras indicativas de cepas produtoras de ESBL em gatos domiciliados de uma cidade da região oeste do Estado do Paraná, Brasil. Estes resultados confirmam que os gatos domiciliados podem ser considerados como reservatórios de diferentes agentes microbianos e genes de resistência sendo um problema de saúde única pela possibilidade de disseminação.A população de gatos vem se multiplicando em uma proporção muito mais elevada que a de cães e provavelmente deve se tornar a predominante em menos de uma década e devido a esta situação e pensando na saúde humana, animal e ambiental novos estudos fenotípicos e posterior moleculares para a confirmação dos genes de resistência e produção de ESBL deveriam ser conduzidos nesta espécie animal.

Enterobactérias. ESBL. Felinos. Micro-organismos. Resistência bacteriana. Saúde.

Antimicrobial resisteance and extended spectrum beta-lactamases production in member os the Enterobacteriacaeae Family isolated from domicilied cats (Felis silvestris catus, Linnaeus, 1758).

Nowadays bacterial resistance is considered to be one of the greatest problems in public health worldwide, as infections and diseases outbraks are caused by multiresistant bacteria are more and more frequent. Extended spectrum beta-lactamase producer strains (ESBL) are resistant to penicillin, cephalosporin and monobactam, but they are susceptible to clavulanate. They have been being detected in different species of asymptomatic animals. The goal of this study is to detect enterobacter that produce extended spectrum beta-lactamase (ESBL) and evaluate the bacterial resistance profile in isolated cats (felis silvestris catus) that live in a city located at west of Parana state, Brazil. Swabs from anal orifice and one from oral cavity were collected from 49 cats, in order to, later, perform the isolation and bacterial identification, antimicrobial sensibility phenotypic test and the phenotypic test to detect ESBL producer strains. From the 98 swabs collected it was possible to perform the bacterial isolation in 68 samples; 40,81% isolated from rectal cavity and 28,57% isolated from oral cavity. From rectal and oral cavities 77,50% and 71,42% of the isolated were identified as Escherichia Coli respectively, being 2,94% considered ESBL producer strains. In relation to bacterial resistance the antibiotics that shown more resistance in rectal cavity were ampicillin, amoxicillin, nalidixic acid, sulfazotrim, tetracycline and aztreonam. In oral cavity they were ampicillin, amoxicillin, cefoxitin, amoxicillin + clavulanate, aztreonam, ceftriaxone and nalidixic acid; and the bacterial resistance index shown that 39,70% were considered high level risk. The results of this study demonstrate the presence of strains of Enterobacteriaceae family associated to the high bacterial resistance, with samples that indicate ESBL producer strains in domiciled cats, in a city of west Parana state in Brazil. These results confirm that these cats can be considered as reservoirs of different microbial agents and resistance gens, being a health problem by the possibility of dissemination. The cat population is multiplying in a higher proportion compared to dogs and may probably became predominant in less than one decade. Due this situation and thinking about human, animal and environmental health new phenotypic studies to confirm the resistance gens and ESBL producers should be conducted in this specie.

enterobacter, ESBL, felines, bacterial resistance, micro organism, health.