Sincronização de estro e ovulação em vacas nelore utilizando-se progesterona artesanal (estro forte) e comercial (CIDR®)

Autor: Nicholas Martins de Mello
Orientador: Adalgiza Pinto Neto
Defendido em: 29/08/2009

Objetivando-se avaliar a dinâmica ovariana, a concentração de progesterona e a taxa de gestação, 74 vacas da raça Nelore, mantidas em pastejo de Brachiaria sp, suplementadas com sal proteinado e água ad libitum, foram submetidas aleatoriamente a dois protocolos de sincronização de estro e ovulação. No Grupo I, utilizou-se um dispositivo intravaginal de progesterona de preparação artesanal (ESTRO FORTE), e no Grupo II, um comercial (CIDR®). Colheu-se sangue de 15 animais, escolhidos ao acaso, para dosagem de progesterona sérica por RIA de fase sólida, no dia do implante, na retirada, no dia dois, 10, 15, 18 e 23 após a retirada do implante. Esses 15 animais também foram submetidos a ultrassonografia por via transretal, duas vezes ao dia, desde a retirada do implante até a inseminação artificial em tempo fixo

(IATF), para avaliação dos ovários quanto ao número de folículos e do diâmetro maior folículo. O diagnóstico de gestação foi realizado 35 dias após a IATF, por ultrassom e pela palpação transretal 25 dias após. Os resultados da dinâmica ovariana e concentração de progesterona foram submetidos à análise de variância, e testados pelo Teste F e Student-Newman-Kewls, respectivamente, enquanto a taxa de gestação comparada pelo Teste Qui-quadrado. O número médio de folículos não diferiu entre os tratamentos e entre os ovários (p>0,05). No entanto, observou-se efeito de interação entre o dispositivo de preparação artesanal (ESTRO FORTE) e o ovário esquerdo, que apresentaram maior número médio total de folículos. O diâmetro médio diário do maior folículo foi semelhante entre os grupos e ovários (p>0,05), e também se observou efeito de interação entre o dispositivo de preparação artesanal (ESTRO FORTE) e o ovário direito, que apresentaram maior diâmetro folicular médio total. A concentração média de progesterona nos dias estudados, e a taxa de gestação foram semelhantes entre os grupos experimentais. Nas condições desse estudo, conclui-se que a sincronização de estro em vacas Nelore, utilizando-se dispositivo intravaginal de progesterona de preparação artesanal (ESTRO FORTE) e comercial (CIDR®), apresenta desempenho semelhante em relação a dinâmica ovariana, ao perfil de progesterona e a taxa de gestação.

bovino, sincronização, IATF, dispositivo intravaginal

Oestrus synchronization using craft and commercial device progestin in Nelore cows

In order to assess ovarian dynamics, the concentration of progesterone and the rate of gestation, 74 Nelore cows, held in paste of Brachiaria sp, supplemented with protein salt and water ad libitum, were submitted randomly two estrous synchronization and ovulation protocols. In Group I, had a device intravaginal small-scale of progesterone preparation (ESTRO FORTE), and group II, a commercial (CIDR ). Blood was collected of 15 animals, chosen at random to dosage progesterone is for RIA solid phase, on the day of implantation, withdrawal, on the day two, 10, 15, 18 and 23 following withdrawal of implant. These 15 animals also have undergone ovarian transretal ultrasonography twice a day, the withdrawal of implant onto the TFAI, to evaluate the number of follicles and larger diameter in each ovarian follicle. The diagnosis of pregnancy was performed 35 days after the TFAI, ultrasonic and confirmed by palpation

transretal 25 days. The results of dynamic ovarian and concentration of progesterone were submitted to the analysis of variance, and tested by F test and Student-Newman-Kewls, respectively, whereas the rate of pregnancy compared Chi-Square test. The average number of follicles not differed between treatment and between the ovaries (p>0.05). However, effect of interaction between the small-scale (ESTRO FORTE) and the left ovary, which have greater total average number of follicles. The average daily from largest diameter follicle was similar between the groups and ovaries (p> 0.05), and also observed effect of interaction between the small-scale (ESTRO FORTE) and right ovary, which have greater total medium follicular diameter. The average concentration of progesterone in days studied and the rate of pregnancy were similar between the experimental groups. Under the conditions of this study, it is evident that the Nelore cows estrous synchronization using intravaginal device of progesterone (ESTRO FORTE) and commercial (CIDR®) shows similar performance in relation to ovarian dynamics, the profile of progesterone and the rate of pregnancy.

bovine, synchronization, TFAI, intravaginal device