Soroepidemiologia da toxoplasmose em gestantes do município de Umuarama, Paraná, Brasil

Mestrado em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos
Autor: Isabel Cristina da Silva Caetano
Orientador: Luiz Sérgio Merlini
Defendido em: 20/02/2013

A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. A toxoplasmose congênita ocorre quando o parasito atinge o feto via transplacentária e causa danos de diferentes severidades que são consequências da virulência da cepa, da capacidade da resposta imune da mãe ou ainda do período gestacional, podendo resultar, em morte fetal ou em graves sintomatologias clínicas. Estima-se que cerca de oito a cada 10.000 crianças nascidas são infectadas no período fetal. O objetivo deste trabalho foi determinar a prevalência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Umuarama (PR) e verificar possíveis associações da positividade para a toxoplasmose como variáveis sócio-econômicas, hábitos comportamentais e ambientais. Para a determinação do tamanho da amostra foi estimado o atendimento de 1.000 gestantes/ano nas UBSs do referido município, obtendo-se um número ideal mínimo de 278 amostras. Foram incluídas nesta pesquisa 476 gestantes que realizaram o pré-natal em todas as UBSs e as amostras de sangue colhidas foram submetidas à pesquisa de anticorpos IgG e IgM anti-T. gondii. A pesquisa foi realizada no período de junho a novembro de 2012, onde as gestantes responderam a um questionário epidemiológico para a detecção das variáveis associadas à infecção toxoplásmica que foi analisado pelo programa estatístico EpiInfo. A idade das gestantes variou entre 13 e 44 anos, a prevalência de anticorpos IgG e IgM anti-T.gondii detectados foi de 60,5% e 0,4% respectivamente e as variáveis residência na área urbana (p=0,027), grau de instrução de até oito anos de estudo (p=0,007), múltiplas gestações (p=0,0001) e presença de gatos na residência (p=0,0001) se mostraram associadas à infecção pelo T. gondii, significativo estatisticamente com p≤0,05. Este é o primeiro estudo soroepidemiológico em gestantes desta localidade e a prevalência sorológica e as variáveis associadas à infecção refletem a importância de se analisar e conhecer a epidemiologia local a fim de se propor programas educativos com medidas de prevenção primária contra este parasito de elevado interesse em saúde pública.

*Toxoplasma gondii*, diagnóstico sorológico, zoonose, saúde pública, feto.

Toxoplasmosis seroepidemiology in pregnant women in the city of Umuarama, Parana, Brazil

Toxoplasmosis is a zoonosis caused by a protozoon named Toxoplasma gondii. Congenial toxoplasmosis happens when the parasite reaches the fetus transplacentarily, causing damages of different severity as a consequence of the virulence of the strain, the mother’s immune response capacity or even of the pregnancy period, which might result in fetal death or in severe clinical symptomatologies. It is estimated that eight in every 10,000 children Born are infected during the fetal period. The aim of this paper is to determine the prevalence of anti-Toxoplasma gondii antibodies in pregnant women seen in the Basic Health Units (UBSs) in the city of Umuarama (PR) and check possible positivity associations for toxoplasmosis with social-economic, behavioral and environmental variables. In order to determine the size of the sample, the authors estimated the treatment of 1,000 pregnant women/year in UBSs in ….. referido municipio obtaining an ideal minimum number of 278 samples. A total of 476 pregnant women who had their pre-natal examinations in all UBSs and the blood samples collected were submitted to IgG e IgM anti-T. gondii antibody research. Each pregnant woman answered an epidemiological questionnaire for the detection of variables associated to toxoplasmic infection, which were analyzed by the statistic program EpiInfo. The age of pregnant women ranged between 13 and 44 years old. The prevalence of IgG and IgM anti-T.gondii antibodies detected was of 60.5% and 0.40% respectively, and the variables residence in urban area (p=0.027), level of schooling of up to eight years of study (p=0.007), pregnant women with multiple pregnancies (p=0.0001) and the presence of cats in the residence (p=0.0001) have been associated to the infection by T. gondii, presenting p≤ at 0.05. This is the first seroepidemiological study performed in pregnant women in the city of Umuarama (PR) and the serological prevalence and variables associated to the infection reflect the importance of analyzing and knowing the local epidemiology in order to propose educative programs with primary prevention measures against this high-interest parasite in public health.

*Toxoplasma gondii*, serological diagnosis, zoonosis, public health, fetus.