Seshat - Biblioteca de TCC's, Teses e Dissertações

Pesquisa


Uso de plantas medicinais frente a doenças infecciosas: percepção do uso por universitários da área de saúde

Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica
Autor: Larissa Rafaela de Paula Ferreira
Orientador: Daniela Dib Gonçalves
Defendido em: 14/07/2023

Resumo

As plantas são utilizadas há anos como forma de restabelecer e reforçar a saúde. Embora o uso de plantas medicinais seja comum, os profissionais de saúde, possuem conhecimento limitado sobre esta temática, podendo comprometer o acolhimento de pacientes que optam por essa terapêutica. O objetivo desse trabalho foi analisar a percepção dos acadêmicos da área da saúde referente ao uso de plantas medicinais frente a doenças infecciosas. Foi preenchido um questionário epidemiológico, enviado para o e-mail institucional dos acadêmicos via formulário Google, contendo variáveis relacionadas a plantas medicinais x doenças infecciosas por universitários da área da saúde (farmácia, enfermagem, estética e cosmética, nutrição, odontologia, medicina, medicina veterinária, fisioterapia e psicologia) de uma Universidade Privada localizada na região noroeste do estado do Paraná, Brasil. Após preenchido, os resultados obtidos foram descritos e submetidos à análise estatística por meio de Teste Qui-Quadrado (ҳ²) com Exato de Fisher. Os resultados demonstraram que a maioria dos discentes participantes tinham entre 18 e 25 anos (77,35%), composta principalmente pelo gênero feminino (71,07%), independente da área avaliada. Os acadêmicos demonstraram conhecer e utilizar de alguma forma plantas medicinais, como camomila, erva-cidreira, hortelã, gengibre, guaco, alho e açafrão, entretanto este conhecimento não está atrelado ao conhecimento adquirido durante a graduação, igualando-se ao conhecimento popular. Deste modo sugere-se a inclusão desta temática no currículo pedagógico dos cursos em, no mínimo, disciplinas eletivas, alinhando-se às diretrizes das políticas públicas (PNPIC, PNPMF) que apesar de estarem em vigor desde 2006, ainda enfrentam dificuldades na inserção curricular devido a entraves burocráticos.

Palavras-chave

Enfermidades infectocontagiosas. Imunologia. Tratamento adjuvante. Terapia complementar. Prevenção.


Title

Use of medicinal plants against infectious diseases: perception of use by undergraduate health students.

Abstract

Plants have been used for years as a way to restore and strengthen health. Although the use of medicinal plants is common, health professionals have limited knowledge on this subject, which may compromise the reception of patients who choose this therapy. The objective of this study was to analyze the perception of health academics regarding the use of medicinal plants against infectious diseases. An epidemiological questionnaire, sent to the academics' institutional e-mail via Google form, was filled out, containing variables related to medicinal plants x infectious diseases by university students in the health area (pharmacy, nursing, aesthetics and cosmetics, nutrition, dentistry, medicine, veterinary medicine, physiotherapy and psychology) of a Private University located in the northwest region of the state of Paraná, Brazil. After filling in the form, the results obtained were described and submitted to statistical analysis using the Chi-square test (ҳ²) with Fisher's exact test. The results showed that most of the participating students were between 18 and 25 years old (77.35%), composed mainly of females (71.07%), regardless of the area evaluated. The students demonstrated to know and use medicinal plants in some way, such as chamomile, lemon balm, mint, ginger, guaco, garlic and turmeric, however this knowledge is not linked to the knowledge acquired during graduation, equaling popular knowledge. Thus, it is suggested to include this theme in the pedagogical curriculum of the courses in, at least, elective disciplines, in line with the guidelines of public policies (PNPIC, PNPMF) that despite being in force since 2006, still face difficulties in curricular insertion due to bureaucratic obstacles.

Keywords

Infectious and contagious diseases. Immunology. Adjuvant treatment. Complementary therapy. Prevention.

Créditos

Menu