Zoonoses em cães errantes e sua importância para a saúde única

Autor: Danieli Cristiane Martins Hafemann
Orientador: Luiz Sérgio Merlini
Defendido em: 02/06/2016

O contato do homem com alguns animais domésticos faz com que algumas zoonoses como brucelose, toxoplasmose e leptospirose, tornem-se infecções importante, com isso os cães atuam como hospedeiros intermediários, reservatórios e animais sentinelas. Essas zoonoses apresentam distribuição mundial, é um grave problema de saúde pública, podendo infectar uma grande variedade de animais, entres os quais, se destacam o cão e o homem. O objetivo deste trabalho foi determinar a prevalência de anticorpos anti-Leptospira spp., anti-Brucella spp. e anti-Toxoplasma gondii em cães errantes da região noroeste do estado do Paraná. Médicos veterinários realizaram a coleta de sangue por punção da veia jugular de 181 cães errantes, as amostras de sangue foram encaminhadas até o Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva da UNIPAR onde foram centrifugadas para posterior obtenção do soro. Cada amostra foi dividida em duas alíquotas com volumes iguais, acondicionadas em frascos estéreis e mantidas à - 20ºC e encaminhadas aos laboratórios do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da UNIPAR e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para a detecção de anticorpos anti-Leptospira spp. os soros foram submetidos à prova de soroaglutinação microscópica (SAM), para detectar anticorpos anti-Brucella canis os soros foram submetidos à prova de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) utilizando kit comercial preparado com antígeno, produzido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR, para detectar anticorpos anti-Toxoplasma gondii os soros foram submetidos à prova de imunofluorescência indireta (IFI), utilizando conjugado comercial anti–Human IgG. Foram contabilizadas 91,16% das amostras reagentes para Toxoplasma gondii, 16,57% reagentes com títulos variando de 100 a 6400 para Leptospira sp. e 9,39% reagentes para Brucella canis. Em relação a variável sexo, as fêmeas tiveram mais predisposição tanto para leptospirose como também para brucelose e toxoplasmose. A partir dos resultados obtidos no presente trabalho, verificou-se que essas zoonoses apresentam alta prevalência na região estudada, a qual gera grandes fatores de risco a saúde do homem e dos animais. O alto indice de infecção da população canina com estas zoonoses, é um indicativo de que o ambiente esta contaminado representando um problema para a saúde pública.

Brucella canis. População canina. Leptospirose. Saúde Pública. Toxoplasmose.

Zoonoses in stray dogs and their importance to the only health.

The contact of man with some domestic animals makes with than zoonoses with brucellosis, toxoplasmosis and leptospirose, become important infections, there with the dogs act as intermediate hosts and reservoirs as sentinels animals. These zoonoses has worldwide distribution, is a problem serious the public health, can infect a great variety the animals, among which, highlight the dog is man. Objective the work it was to determine the prevalence antibodies anti-Leptospira spp., anti-brucella spp. e anti-Toxoplasma gondii in dogs errant the region northwestern state of Paraná. Veterinary perform blood collection by puncture the jugular vein of 181 dogs errant, the blood samples went sent for to Laboratory of Preventive Veterinary Medicine the UNIPAR where went centrifuged for later obtainment serum. Each sample of antibodies in two rates with same volume, wrapped in sterile bottles, maintained the - 20 º C, and submitted to Department of Preventive Veterinary Medicine laboratories of UNIPAR and the state of Londrina University (UEL). For the detection for antibodies anti-Leptospira spp. Serum went submitted the proof in agglutination test microscopic (SAM), for detection antibodies anti-Brucella canis the serum submitted the proof immunodiffusion agar gel (IDGA) utilizing commercial kit with antigen, produced by Paraná Institute of Technology– TECPAR, to detect antibodies anti-Toxoplasma gondii the serum went submitted the proof indirect immunofluorescence (IFI), using commercial conjugate anti–Human IgG. Were accounted 91,16% of sample reagent for Toxoplasma gondii, 16,57% reagent with titles ranging of 100 the 6400 for Leptospira sp. And 9,39% reagent for Brucella canis. In relation to sex, the females had more predisposition so much for leptospirosis with also for brucellosis and toxoplasmosis. From the results obtained in the present study, it was found that zoonoses demonstrate high prevalence in the studied region, which generate great risk factors the health of men and the animals. The high rate to infection of population canine with these zoonoses, it is indicative that environment this contaminated representing one problem to the public health.

Brucella canis. Dogs Stray. Leptospirose. Public Health. Toxoplasmose.